Agência Panafricana de Notícias

Oficial do Exército detido no Sudão por tentativa de golpe de Estado

Cartum, Sudão (PANA) - Um oficial superior do Exército sudanês foi detido segunda-feira última por sua suposta implicação na recente tentativa de golpe de Estado contra o Governo sudanês, noticiou imprensa local.

Trata-se dum coronel, identificado como Abdul Mawla Musa Mohamed, comissário do Estado do Nilo Branco de Kosti, capturado pelos Serviços Nacionais de Informação e Segurança (NISS) na sua residência de Kosti por volta de uma hora de manhã (hora local) segunda-feira e tendo sido transferido Cartum, a capital do país, de acordo com a fonte.

Ele juntou-se aos 13 outros suspeitos, que estão a ser interrogados no quadro desta suposta tentativa de golpe de Estado, .

O coronel Mohamed, primeiro oficial ativo do Exército sudanês acusado de envolvimento num golpe de Estado foi preso porque o seu nome havia sido mencionado durante investigações em curso.

A imprensa sudanesa comentou amplamente este ato de que políticos se desmarcaram largamente.

Embora o Governo tenha indicado que nenhum partido político estava implicado nesta conspiração, as acusações abundam em diários, nomeadamente uma contra o partido pro-democrático Umma do ex-primeiro-ministro, Sadeq Al Mahadi (1986-1998).

Al Mahadi rejeitou estas acusações e ameaçou processar os que as divulgavam.

O outro principal partido da oposição, do islamita Hassan Turabi, mentor do atual Governo islâmico no poder em Cartum, indicou que, embora deseje a destituição do poder deste Governo, não conta usar da força para alcançar os seus objetivos.

-0- PANA MO/SEG/FJG/JSG/IBA/MAR/DD 05dez2102