Agência Panafricana de Notícias

Oficial de Inteligência do regime de Kadafi detido no sul da Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – Um oficial superior dos Serviços de Inteligência do deposto regime líbio de Muamar Kadafi, que atravessou a fronteira tunisina sob um nome falso, há mais de um mês, foi detido esta sexta-feira na proximidade de Douz, no sul tunisino, soube a PANA de fonte oficial tunisina.

Informados sobre o comportamento «suspeito » do oficial líbio identificado apenas pela sua patente de coronel, os Serviços de Segurança colocaram-no sob vigilância antes de proceder à sua detenção, declarou o porta-voz do Ministério tunisino do Interior, Hicham Mouaddeb.

O oficial líbio teria, segundo a mesma fonte, tomado em arrendamento uma casa isolada em Douz e que só saía dela à noite para voltar à madrugada.

Após inquérito, revelou-se que o responsável líbio, entrado no território tunisino com o passaporte duma outra pessoa e que circulava a bordo duma viatura não declarada, se recusou, há dois dias, a obtemperar à ordem duma patrulha de segurança, de acordo com a mesma fonte.

Nenhuma arma foi descoberta na sua casa e ele foi deixado em liberdade, mas o seu passaporte e a sua viatura foram confiscados, enquanto se aguarda pela sua comparência em Tribunal por infração aduaneira e desobediência às autoridades.

-0- PANA BB/SSB/FK/IZ 9out2011