Cartum, Sudão (PANA) - Autoridades sudanesas detiveram várias dezenas de oficiais superiores do Exército após o fracasso de uma tentativa de golpe de Estado, terça-feira, mas as buscas continuam para se prender outros suspeitos e se garantir a segurança das posições militares.
Um porta-voz do Exército declarou que as autoridades detiveram mais de 20 oficiais superiores do Exército, bem como outros militares de diferentes nīveis diretamente ligados à tentativa de golpe de Estado frustrada, e que a ação continua para deter outros cúmplices.
O brigadeiro Al-Taher Abu Haja, conselheiro mediático do comandante-em-chefe das forças armadas, declarou, num vídeo difundido no website do Palácio Republicano sobre o mesmo assunto, que a tentetiva foi frustrada e que 21 oficiais foram detidos bem como outros militares de diferentes posições no Exército no mesmo contexto.
"Detivemos e controlamos a maioria dos elementos implicados na tentativa de golpe de Estado, precisamente 21 oficiais superiores e outros militares. A maioria dos postos controlados pelos golpistas estão agora sob o nosso controlo”, garantiu..
No entanto, a vida, na cidade capital do país, Cartum, o epicentro da tentativa de golpe de Estado, prossegue normalmente. O tráfego foi ininterrompido e as pessoas continuaram as suas atividades normais visto que nenhum disparo foi feito, pelo menos no bairro de negócios.
Abu Haja não deu nenhum índice sobre a pertença política das pessoas detidas, nem mencionou os civis implicados nesta intentona.
-0- PANA MO/AR/BAI/IS/FK/DD 21setembro2021