Agência Panafricana de Notícias

Ofensiva militar iminente contra rebeldes de FDLR na RDC, segundo Nações Unidas

Túnis, Tunísia (PANA) - O porta-voz das Nações Unidas, Stephane De Jaek, anunciou, esta terça-feira, o início dos preparativos para uma ofensiva militar no leste da RD Congo contra os rebeldes das Forças Democráticas de Libertação do Rwanda (FDLR).

Estes preparativos surgem após o fim, a 2 de janeiro corrente, do ultimato dado pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e pela Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos para a sua rendição sem nenhuma condição.

O porta-voz das Nações Unidas precisou, no entanto, que a solução militar deve ser incluída numa estratégia global que comporta outras iniciativas não militares e que consideram a dispersão das FDLR, tornando difícil a realização dos objetivos esperados.

Nenhuma rendição, diferente a feita a 1 de junho último, foi registada no seio das Forças Democráticas de Libertação do Rwanda, precisou De Joek.

As Nações Unidas afirmaram que os líderes das FDLR figuram entre os que estão implicados no genocídio de 1994 no Rwanda.

-0- PANA AD/IN/IS/FK/IZ 06jan2015