Ocidente reafirma seu apoio ao fórum do diálogo inter-líbio
Tripoli, Líbia (PANA) - A Alemanha, a Itália e os Estados Unidos, a França e o Reino Unido a que se juntou a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) reiteraram, quarta-feira, ao presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, o seu total apoio ao sucesso do Fórum do Diálogo Político Líbio (FDPL) e aos diálogos económicos e à segurança facilitados pelas Nações Unidas, soube a PANA de fonte oficial.
O apoio foi reiterado por chefes de missões diplomáticas destes país, a que se juntou a Missão das Nações Unidas na Líbia (MANUL) durante uma reunião por videoconferência, segundo a mesma fonte.
Eles saudaram as recentes trocas de prisioneiros entre beligerantes líbios, de acordo com um comunicado conjunto emitido quarta-feira à noite, no qual apelaram a um rápido progresso para facilitar a reabertura da estrada costeira Misrata (norte)-Sirtes (centro), conforme acordado pela Comissão Militar Mista em outubro último.
A seu ver, para uma formação da autoridade executiva no quadro do FDPL, é necessária uma liderança líbia forte e empenhada antes das eleições de dezembro de 2021.
Os diplomatas ocidentais sublinharam igualmente a necessidade de que os "comentários públicos sejam construtivos e favoráveis ao apoio ao processo."
Os chefes de missão diplomática reiteraram igualmente o seu apelo ao apoio total da comunidade internacional ao processo político liderado pela Líbia e convocado pela ONU, incluindo o FDPL e o Acordo de Cessar-Fogo de 23 de outubro próximo.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 31dezembro2020