Ocidente reafirma importância das eleições na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O ocidente reiterou, segunda-feira em Trípoli, a importância de se comprometer com a data das eleições, a 24 de dezembro próximo, na Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
Também achou importante acelerar-se a retirada dos mercenários, dos combatentes e das forças estrangeiras da Líbia, em conformidade com o Acordo de Cessar-Fogo e as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, recentemente adotadas 2570/2021 e 2571/2021.
Esta posição foi expressa pelo enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Ján Kubiš, em uníssono com enviados especiais, embaixadores e outros altos funcionários representantes da França, do Reino Unido, dos Estados Unidos, da Alemanha e da Itália.
Aconteceu durante uma reunião ocorrida, segunda-feira em Trípoli, na presença do Secretário-Geral adjunto das. Nações. Unidas e coordenador da MANUL, Raisedon Zenenga, cujo objetivo é fazer avançar a implementação do roteiro do Fórum de Diálogo Político Líbio (FDPL) conducente à realização de eleições nacionais a 24 de dezembro de 2021.
Também é meta do fórum a plena implementação do acordo de cessar-fogo na Líbia.
O encontro versou igualmente sobre os próximos passos possíveis para se dar na implementação do roteiro do FPDL e as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
No mesmo contexto e com os mesmos objetivos, e à luz da situação política e de segurança na Líbia e na região, o enviado especial teve conversas telefónicas com representantes de alto nível do Grupo Internacional do Acompanhamento da Líbia do Egito, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Mikhail Bogdanov, e o secretário-geral adjunto da Organização do tratado do Atlântico Norte (OTAN) Mircea Geoană.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 28abril2021