Agência Panafricana de Notícias

Ocidente e Nações Unidas exigem "diálogo pacífico" no Togo

Lomé, Togo (PANA) - A União Europeia, a Alemanha, França, os Estados Unidos e o sistema das Nações Unidas exigiram um diálogo pacífico e sincero às forças políticas do Togo como a única saída para acabar com a crise atual no país.

Num comunicado conjunto a que a PANA teve acesso terça-feira, os signatários dizem acompanhar "com preocupação" a situação política no Togo, e lamentam os "atos de violência, provocação e intimidação dos últimos dias e as perdas humanas".

Por isso, pedem aos atores políticos que se engajem rapidamente "num diálogo pacífico, sincero e construtivo, como a única saída para acabar com a crise atual".

Os signatários não tomaram posição nem ofereceram a sua mediação, mas afirmaram "seguir de perto a situação política do Togo".

Desde agosto último, o Togo atravessa uma situação de crise devido à falta de implementação de reformas institucionais e constitucionais desde 2006, na sequência do Acordo Político Abrangente (APG) e apesar das interperlações da oposição através de manifestações públicas.

Dez pessoas perderam a vida e o país está à beira da explosão sobre o assunto.

-0- PANA FAA/DIM/IZ 24out2017