Agência Panafricana de Notícias

Observadores do EISA supervisionam presidenciais antecipadas na Zâmbia

Lusaka, Zâmbia (PANA) - Uma missão de observadores do Instituto Eleitoral para uma Democracia Sustentável em África (EISA) foi desdobrada na Zâmbia para supervisionar as eleições presidenciais antecipadas de 20 de janeiro corrente, na sequência da morte do Presidente Michael Sata, em outubro último.

A equipa de 14 membros, liderada pelo ex-Presidente maurício, Cassam Uteem, será desdobrada em cinco províncias para observar a fase final da campanha eleitoral e os ultimos preparativos da Comissão Eleitoral da Zâmbia (ECZ).

Ela integra o diretor executivo do EISA, Denis Kadima, como responsável adjunto da missão, e vários representantes de organizações da sociedade civil e das comissões eleitorais do continente.

O Instituto declarou sexta-feira que a eleição antecipada constitui um passo crucial no processo de consolidação da democracia na Zâmbia.

Para o EISA, a avaliação independente e imparcial desta eleição pela missão será guiada pelos princípios e normas da Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação; da Declaração sobre os Princípios da Governação das Eleições Democraticas em África da União Africana; da Declaração dos Princípios de Observação Internacional das Eleições, e pelos princípios de Gestão, Aompanhamento e Observação das Eleições (PEMMO), mas também pelo quadro jurídico zambiano que rege as eleições.

-0- PANA MM/SEG/NFB/DIM/IZ 17jan2015