Agência Panafricana de Notícias

Obseradores europeus saúdam desenrolar das presidenciais na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) – A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (EU) felicitou a bem sucedida organização das eleições presidenciais do último sábado na Nigéria, declarando que, de uma forma geral, o escrutínio decorreu "calma e pacificamente".

Na apresentação do relatório preliminar desta missão em Abuja, a capital federal, o chefe da missão da UE, Alojz Peterle, convidou a Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC) a manter este curso e ativar os preparativos para as eleições de governadores e das assembleias locais previstas para 26 de abril.

"Felicitamos o povo nigeriano, sem deixar de incentivar os eleitores a continuarem confiantes no processo eleitoral. Também convidamos os candidatos e os partidos políticos e todas as partes envolvidas nestas eleições a manterem uma atmosfera calma e positiva e a não se deixarem intimidar", declarou.

Peterle indicou que as conclusões dos 141 observadores distribuídos por toda Nigéria apontam que quase todas as assembleias de voto abriram pontualmente e que a logística, as inscricões e a contagem melhoraram.

As missões de observação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Africana (UA) também qualificaram o sufrágio presidencial de livre e transparente.

Esta avaliação positiva dos observadores estrangeiros não impediu manifestações em massa no norte do país contra os resultados do escrutínio.

Alguns consideram que os resultados foram manipulados a favor do candidado do Partido Democrático Popular (PDP, no poder), o Presidentecessante Goodluck Jonathan.

A INEC deve anunciar oficialmente a vitória de Jonathan, esta segunda-feira.

-0- PANA ADE/SEG/FJG/AAS/CCF/IZ 18abril2011