Obras de terraplanagem dos sítios do CAN 2025 começam na Guiné Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - Obras de decapagem e terraplenagem nos sítios que devem abrigar infraestruturas do Campeonato da Áfricano das Nações (CAN) 2025, agendada na Guiné, iniciaram-se segunda-feira no sítio de Donghol, relatou a Agência de Notícias Guineense (AGP, sigla em francês).
O sítio Donghol abrigará um estádio de competição com capacidade para 15.000 lugares e um terreno anexo com 1.000 lugares.
No final de uma visita de trabalho de 48 horas na região administrativa de Boké, a cerca de 200 quilómetros da cidade capital, Conakry, onde fica Donghol, o ministro guineense da Juventude e Desportos, Lansana Béa Diallo, lançou oficialmente estas obras.
Falando por essa ocasião, o governante disse que o Presidente da Transição, o coronel Mamadi Doumbouya, dá muita importância à organização do CAN 2025 na Guiné, prometendo colocar todos os meios à disposição do seu departamento para o sucesso destes trabalhos.
Assegurou que todas as infraestruturas previstas serão realizadas de acordo com as regras da arte e no estrito cumprimento do prazo contratual.
Para a materialização deste projeto de grande envergadura, será necessário o respeito pelo conteúdo local e pela empregabilidade da mão-de-obra local, garantiu.
A organização do CAN 2025 na Guiné, considera o ministro, é um sonho para o país, que vai finalmente continuar a acreditar nos seus potenciais.
Assim sendo, o Comité da Organização do CAN (COCAN) foi redinamizado, afirmou.
O chefe do departamento "Infraestruturas COCAN’’, Mamadi Kourouma, afirmou que várias infraestruturas desportivas serão construídas nos sítios escolhidos.
Porém, vários observadores são céticos, dizendo não acreditar na capacidade do país para organizar o CAN 2025 devido aos atrasos na construção das infraestruturas, em particular no interior do país.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 22fev2022