Agência Panafricana de Notícias

Obasanjo exige demissão de Yar'Adua

Lagos- Nigéria (PANA) -- O ex-Presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, declarou quarta-feira que o actual chefe de Estado nigeriano, Umaru Yar'Adua deve demitir-se com a honra.
saiu do seu silêncio quarta-feira sobre o estado de saúde do Presidente Umaru Musa Yar'Adua, declarando que este último devia utilizar a via da honra e honorabilidade e honorabilidade ao demitir-se", segundo a imprensa local.
Falando durante uma reunião organizada por responsáveis da imprensa em Abuja, a capital federal nigeriana, Obasanjo estimou que, tendo em conta a actual situação, seria melhor que Yar'Adua se demitisse.
Segundo ele, "se você for eleito ou designado para uma função e que a sua saúde começa a piorar ao ponto de não estar em condições de servir e satisfazer as pessoas que você deve servir, resta a via da honra e moralidade.
Se você a ignora, isto significa que você ignora tudo".
Ao refutar as alegações segundo as quais ele teria imposto um Presidente doente aos Nigerianos, Obasanjo declarou que ninguém escolheu Yar'Adua para que não cumpra com sua missão.
"Se eu o fizesse Deus punir-me-ia.
Amo tanto este país que não tenho nenhuma razão de fazer uma coisa destas"m frisou.
O ex-Presidente reconheceu ter desempenhado um papel importante na designação daquele que lhe sucedeu, tendo em conta suas qualidades.
No entando, ele jurou não saber que o seu estado de saúde era crítico.
Segundo Obasanjo, o relatório médico que lhe apresentou Yar'Adua quando o contactou pela primeira vez para lhe propor disputar a presidência, mostrava que ele ultrapassou a etapa mais crítica da sua doença renal.