Agência Panafricana de Notícias

OTAN envia peritos à Líbia para melhorar sua segurança territorial

Tripoli, Líbia (PANA) - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) anunciou, terça-feira, o envio de peritos à Líbia para estudar como ajudar de modo mais adequado este país a melhorar a sua segurança dada a insegurança causada por milícias armadas que disputam o poder com o Estado.

Segundo jornais líbios publicados quarta-feira, que citam o secretário-geral da OTAN, Andes Fogh Rasmusen, ''os peritos vão deslocar-se à Líbia o mais rápido possível e a equipa da OTAN vai apresentar um relatório no termo da sua missão, em finais de junho, para determinar as áreas onde se fazem sentir as necessidades de ajuda.

O primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, pediu durante uma visita efetuada na semana passada à sede da OTAN, em Bruxelas (Bélgica), conselhos técnicos e a formação a favor do seu país.

Andes Fogh Rasmusen indicou, naquela ocasião, que a missão da sua organização não consiste em desdobrar forças na Líbia e que ''mesmo se tivermos de participar na formação, isto poderá ser feito fora do país''.

-0- PANA AD/IN/TBM/IBA/CJB/DD 05jun2013