Agência Panafricana de Notícias

OPEP concede $ 10 milhões ao Mali para extensão de aeroporto internacional

Bamako, Mali (PANA) - O Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) concedeu ao Mali um empréstimo de 10 milhões de dólares americanos (cerca de 5 biliões de francos CFA) para a ampliação e a modernização do Aeroporto Internacional de Bamako-Senou, na capital maliana, soube-se quarta-feira de fonte oficial.

Este acordo segue-se ao empréstimo assinado a 13 de agosto pelo ministro maliano do Equipamento, Transportes e Desencravamento, Mamadou Hachim Koumaré, na sede da OPEP em Viena, na Áustria, segundo um comunicado do Ministério do equipamento cuja cópia foi enviada à PANA.

Este montante será utilizado para concluir os trabalhos de expansão e modernização do Aeroporto Internacional de Bamako-Senou.

Segundo o comunicado, o objetivo é garantir que o aeroporto possa responder às normas do tráfego internacional em previsão da Cimeira França-África que o Mali deve acolher em 2016.

Este novo empréstimo eleva o montante dos investimentos recentes da OPEP no Mali para mais de 9,512 biliões de francos CFA (cerca de 20 milhões de dólares americanos).

O acordo de empréstimo foi assinado pelo ministro maliano do Equipamento, Transportes e Desencravamento, Mamadou Hachim Koumaré, e pelo diretor-geral da OPEP, Suleiman Al-Herbish.

-0- PANA GT/DIM/TON 20agosto2014