Agência Panafricana de Notícias

OPEP analisa situação no mercado petrolífero

Argel- Argélia (PANA) -- O ministro argelino da Energia e Minas e presidente cessante da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Chakib Khelil, anunciou quarta-feira em Argel que os países membros do cartel deverão reunir-se a 15 de Março próximo para reflectir sobre a situação do mercado petrolífero mundial.
A OPEP é presidida por Angola na pessoa do seu ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, desde Janeiro corrente.
O governante argelino, que falava à margem da instalação de novas sucursais da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, aventou a hipótese duma nova diminuição da produção dos países da OPEP caso seja necessária.
Ele disse que disporá de informações suficientes sobre a situação do mercado a partir do início de Março próximo, acrescentando que nesta altura o impacto dos preços na decisão de redução da produção em vigor desde Janeiro poderá ser avaliada.
Chakib Khelil exprimiu, na semana passada, a sua satisfação pelo facto de o preço do barril de crude, fixado em 46 dólares americanos, ser mais elevado em relação ao fim do ano passado.
O ministro argelino da Energia e Minas sublinhou que um aumento mais importante do preço só será registado durante o terceiro trimestre deste ano.