Agência Panafricana de Notícias

ONUCI pede centralização transparente de resultados eleitorais

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O porta-voz da Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI), Hamadoun Touré, indicou quinta-feira que a missão onusina nota com interesse a centralização dos resultados e encoraja os membros da Comissão Eleitoral Independente (CEI) a organizar as eleições com transparência e integridade dos resultados.
Touré precisou que a ONUCI não tinha nenhuma preocupação particular, notando que a parte mais importante deste processo eram os resultados.
"Estes, por isso, devem ser dados de maneira a não inquietar ninguém, a tranquilizar todo o mundo e devem sobretudo estar conformes com as normas democráticas em vigor", sublinhou o porta-voz, precisando que "temos confiança na CEI e trabalhamos juntos com ela".
Desde terça-feira, um debate interno na CEI, divulgado na imprensa, sublinha que alguns comissários duvidam da escolha da Empresa Informática de Localização e Segurança (SILS Technology) ligada por uma convenção assinada em 2007 com a CEI que autoriza a SILS Technology a proteger os dados das eleições.
A preocupação dos comissários procede do facto de que a SILS Technology é uma filial do Gabinete Nacional de Estudos Técnicos e Desenvolvimento (BNETD), uma empresa do Estado dirigida, desde 2000, por Ahoua Don Mello, um próximo do chefe de Estado cessante, Laurent Gbagbo, candidato à sua reeleição.