Agência Panafricana de Notícias

ONUCI lança consultas sobre processo eleitoral na Côte d'Ivoire

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Côte d'Ivoire, Y.
J.
Choi, vai empreender nos próximos dias consultas com os actores do processo ivoiriense de saíde da crise visando a publicação da lista eleitoral provisória, soube-se quinta-feira em Adidjan.
Segundo Hamadoun Touré, porta-voz da Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI), Choi está determinado a cumprir o seu mandato, em conformidade com as recomendações do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Durante a sessão de consultas de 13 de Outubro último diante do Conselho de Segurança, Choi destacou as conquistas do processo de saída de crise na Côte d'Ivoire, mas sublinhou que o caso dos dois milhões e 752 mil 181 pessoas não identificáveis nos registos históricos era um "grande obstáculo" a ultrapassar.
A ONUCI encoraja os actores ivoirienses a fazer face às outras etapas do processo, como a afixação da lista eleitoral, a distribuição dos cartões de eleitor e dos bilhetes de identidade.
Touré anunciou a organização dum exercício militar denominado "Guarda-Chuva 2" de 16 a 19 de Outubro próximos em Guiglo e em Bloléquin (oeste), para testar as capacidades da ONUCI na protecção do processo eleitoral.
"Guarda-Chuva 1" teve lugar de 5 a 9 de Setembro último em Bangolo (oeste).