Agência Panafricana de Notícias

ONU transforma missão na RDC em força de estabilização

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) transformou, esta semana, a sua missão de manutenção na República Democrática do Congo, MONUC, numa força de estabilização.
O CS da ONU prorrogou igualmente para um mês o mandato da MONUC que deveria expirar segunda-feira próxima, indica uma resolução onusina adoptada por unanimidade em Nova Iorque.
"No quadro da nova fase que vai brevemente iniciar-se na RDC, a Missão das Nações Unidas neste país, tornar-se-á, a partir de 1 de Julho de 2010, numa Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na RD Congo (MONUSCO)", lê-se no documento.
A MONUSCO, uma vez operacional, será autorizada a realizar as suas actividades na RDC até 30 de Junho do próximo ano, de acordo com a fonte.
A resolução autorizou igualmente a retirada, o mais tardar 30 de Junho próximo, de cerca de dois mil soldados da ONU "das zonas onde a segurança melhorou suficientemente".
A MONUSCO deverá integrar no máximo, além do pessoal civil, apropriado, judicial e de segurança, 19 mil 815 soldados, 760 observadores militares, 391 agentes de Polícia e mil 50 agentes de unidades de polícia especializadas, indica a resolução do CS.