Agência Panafricana de Notícias

ONU transfere deslocados internos para melhores zonas no Sudão do Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) anunciou ter lançado o processo de realojamento de pessoas deslocadas, nomeadamente civis, na sequência dos recentes conflitos, em melhores zonas em previsão da iminente estação chuvosa, soube-se de fonte segura em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas.

Conforme declarou segunda-feira uma fonte onusina, cerca de 706 mil pessoas foram deslocadas desde a eclosão dos confrontos entre as forças pró e anti-governamental em meados de dezembro de 2013, das quais 77 mil alojadas nas bases da UNMISS.

Indicou que a Missão vai garantir a proteção dos autocarros que garantem a transferência destes desabrigados internos da sua base de Tomping, situada em Juba, a capital do Sudão do Sul, para a Representação das Nações Unidas.

O porta-voz das Nações Unidas, Stephane Dujarric, declarou que « a Missão projeta alargar as zonas de Malakal, Bentiu, Bor e Juba e que já está a instalar outros campos para os civis que vieram refugiar-se em Juba e em Bor».

Revelou que, 10 dias antes, a primeira grande tempestade registada no período das chuvas provocou inundações e destruiu centenas de tendas numa base da MINUSS em Juba.

As tendas foram reparadas e não se registou nenhum ferido do lado dos civis. A Organização das Nações Unidas (ONU) e seus parceiros estão a ativar-se para reduzir os riscos de inundações e de problemas de saúde e de segurança que possam resultar desta situação”, acrescentou Dujaric.

-0- PANA AA/SEG/ASA/AAS/SOC/FK/DD 18março2014