ONU trabalha duro para organização de eleições na Líbia, diz seu SG
Trípoli, Líbia (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que a sua instituiçāo está a trabalhar intensamente com as partes locais na Líbia para organizar eleições o mais rapidamente possível, soube a PANA de fonte oficial.
Inicialmente agendadas para 24 de dezembro últimi, as eleições presidenciais, foram adiadas, sine die, pela Alta Comissão Eleitoral, que justificou a sua decisão por considerações políticas e recursos judiciais contra candidatos, segundo a fonte.
Em entrevista coletiva, quinta-feira em Nova Iorque, nks Estados Unidos Guterres disse que "vamos trabalhar com os deputados para permitirmos a organização das eleições o mais rápido possível, porque acredito que é importante estabelecer instituições do país."
Sublinhou que a sua conselheira especial para a Líbia, Stephanie Williams, está a trabalhar arduamente com os partidos para criar condições adequadas a fim avançar as coisas rapidamente, no que diz respeito às eleições na Líbia.
O Secretário-Geral da ONU salientou ainda que existem "elementos positivos" que estão a ser alcançados pela primeira vez, há vários anos, na Líbia", assegurando que os 127 membros da Câmara dos Representantes (Parlamento), representante de todas as partes da Líbia, uniram-se e criaram uma comissão para desenvolver um roteiro.
Williams pediu às instituições competentes para respeitarem e apoiarem a vontade dos 2.800.000 Líbios que se registaram para votarem.
Prestou homenagem aos 2.800.000 Líbios que se inscreveram nos cadernos eleitorais e apelou ao respeito pela vontade do povo.
Sublinhou a necessidade de realizar eleições presidenciais e legislativas na Líbia em condições adequadas para "concluir pacificamente a transição política e transferir o poder a instituições democraticamente eleitas.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 14jan2022