Agência Panafricana de Notícias

ONU sublinha necessidade de unidade e reconciliação nacionais na Líbia

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, sublinhou terça-feira a necessidade de se manter a unidade nacional da Líbia e de trabalhar para a reconciliação dos cidadãos deste país, indica um comunicado divulgado quarta-feira em Nova Iorque.

Durante uma conversa telefónica com o chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafa Abdul-Jalil, Ki-moon defendeu igualmente a proteção da população e dos cidadãos estrangeiros na Líbia, dos quais diplomatas.

Por sua vez, Abdul-Jalil manifestou--lhe a satisfação do CNT pelo papel desempenhado pelo seu enviado especial na Líbia, Abdel-Elah al-Khatib.

"A Líbia vai precisar do apoio da ONU durante o período pós-conflito", disse.

Os dois responsáveis sublinharam a necessidade, para a ONU, de desempenhar um papel importante a fim de ajudar o povo líbio a enfrentar os desafios do futuro.

Segundo o comunicado, Ban Ki-mppn convidou os dirigentes da Liga Árabe, da União Africana (UA), da União Europeia (UE) e da Organização da Conferência Islâmica (OCI) a uma reunião sobre a Líbia a decorrer na sexta-feira próxima em Nova Iorque.

"A reunião foi convocada para elaborar a resposta da comunidade internacional em relação ao apoio à Líbia durante o período da transição», precisa o comunicado.

-0- PANA AA/BOS/AKA/AAS/CJB/DD 24ago2011