Tripoli, Líbia (PANA) – O secretário-geral-adjunto das Nações Unidas e coordenador da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Raisedon Zenenga, sublinhou a necessidade de se realizarem as próximas eleições na data prevista, a 24 de dezembro corrente, "tendo em conta as repercussões desta operação eleitoral na paz e estabilização da Líbia."
As Nações Unidas e a comunidade internacional, em geral, apoiam a realização das eleições a 24 de dezembro corrente, apesar das tensões e lacunas existentes, considerando que elas representam o menor mal em relação a qualquer adiamento ou cancelamento que possa mergulhar o país de novo no caos de segurança e em confrontos armados.
Esta posição de Zenenga foi revelada durante a sua reunião com o presidente da Alta Comissão Eleitoral líbia, Imad al-Sayeh, neste sábado na sede da instituição em Trípoli, disse um comunicado.
O documento acrescentou que encontro versou sobre os desenvolvimentos no processo eleitoral esperado e a evolução da cena política e as suas repercussões no referido processo.
Também anordou assuntos atinentes aos progressos operacionais realizados pela Comissão, bem como à conclusão da fase de registo dos candidatos e aos preparativos que cobrem os aspetos da formação e do trabalho logístico", segundo a mesma fonte.
A Comissão eleitoral anunciou que vai adotar certos procedimentos judiciais e legais antes de anunciar a lista definitva de candidatos paras às eleições presidenciais e o início da campanha eleitoral.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 11dez2021