Agência Panafricana de Notícias

ONU solidariza-se com Zimbabwe, Malawi e Moçambique após passagem de ciclono

 

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Gutereres, está triste face às perdas de vidas humanas e a deslocamentos de populações, devido ao ciclone Idai que abalou, nos últimos dias, a África Austral e fez pelo menos 150 mortos, apenas no Malawi, segundo as últimas informações obtidas.

"O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, disse-se entristecido ainda pelas perdas em vidas humanas, pelas destruições de bens e pelo deslocamentos de populações, devidos às fortes chuvas”, indica um comunicado divulgado domingo.

Guterres endereçou as suas condolências  às famílias das dezenas de pessoas falecidas no Zimbabwe, desde que o ciclone se dirigiu para o oeste do Malawi e para Moçambique.

"As Nações Unidas exprimem a sua solidariedade para com as autoridades do Zimbabwe e estão prontos para trabalhar com elas com vista a responderem às necessidades humanitárias resultanes desta catástrofe”, acrescentou Guterres.

Segundo projeções de satélite do Programa Alimentar Mundial (PAM), pelo menos um milhão e 700 mil pessoas estavam na trajetória direta do ciclone em Moçambique e 920 mil pessoas foram afetadas no Malawi.

Um porta-voz do PAM declarou domingo que as equipas foram muito ativas no terreno no fim de semana passado em Moçambique, no Zimbabwe e no Malawi.

A agência onusina prevê fornecer uma ajuda alimentar a cerca de 600 mil pessoas em Moçambique, e a 650 mil outras no Malawi.

O PAM indica que vai intensificar igualmente o fornecimento de serivços vitais para o tratamento da desnutrição aguda e moderada nas crianças dos seis a a 59 meses, nas comunidades afetadas pelo ciclono.

Um dos seus aviões chegou no fim de semana passado a Moçambique, com 20 toneladas de ajuda alimenar de emergência, 30 pilotos de navios, financiados pelo PAM foram mobilizados e o seu pessoal e material foram desdobrados  nas cidades moçambicanas de Beira, Zambezia e Tete.

Nos próximos dias, o PAM estará em condições de intensificar a resposta graças a uma distribuição mais ampla de víveres.

-0- PANA MA/NFB/JSG/IBA/MAR/DD 19março2019