Agência Panafricana de Notícias

ONU sauda validação de resultados da segunda volta das presidenciais em Madagáscar

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, manifestou segunda-feira em Nova Iorque a sua satisfação pela validação dos resultados das eleições presidenciais em Madagáscar.

Num xomunicado a que a PANA teve acesso em Nova Iorque, Ki-moon exortou a nova administração a colaborar com a oposição e dirigir o país no interesse de todos os cidadãos.

O SG da ONU apelou a todos os candidatos para respeitarem a decisão da jurisdição eleitoral especial e submeterem as suas reivindicações de modo pacífico, utilizando meios legais.

Hery Rajaonarimampianina foi declarado, sexta-feira, vencedor da segunda volta das presidenciais malgaxes pelo Supremo Tribunal Constitucional com 53,5 porcento dos votos.

O seu adversário, Jean-Louis Robinson, que obteve 46,5 porcento dos votos, denunciou fraudes maciças e prometeu continuar a contestar os resultados, apesar de o SG da ONU nota que os observadores internacionais julgaram o escrutínio "pacífico e regular".

Ki-moon encorajou a classe política e as instituições estaduais a trabalharem juntas para uma verdadeira reconciliação nacional, o reforço da governação democrática e a recuperação económica.

Garantiu por outro lado que a ONU continuará a acompanhar o desenvolvimento e o progresso democrático de Madagáscar.

-0- PANA AA/MA/BSE/JSG/CJB/DD 21jan2014