Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) saudou a troca de 35 prisioneiros entre as forças do Governo líbio de União Nacional e o autoproclamado Exército Nacional Líbio liderado por Khalifa Haftar no quadro da Comissão Militar Mista 5+5 (JMC), a segunda operação do género, desde o cessar-fogo assinado a 23 de outubro último em Genebra (Suíça).
"A MANUL congratula-se calorosamente com a notícia de uma troca de 35 detidos facilitada pela Comissão Militar Mista 5+5 (JMC) na cidade de Shwairif, como parte das medidas de confiança contidas no acordo de cessar-fogo", indica um comunicado emitida quarta-feira à noite.
Esta segunda troca oficial de detidos é o resultado do compromisso inabalável da JMC de avançar com a plena implementação do acordo de cessar-fogo, salientou o comunicado.
Acrescentou que, neste espírito, a MANUL apela a ambas as partes para que concluam rapidamente as negociações em curso com vista à reabertura da estrada costeira.
A 25 de dezembro último, uma primeira troca similar entre as duas partes do conflito disse respeito a 33 detidos das forças de Haftar contra 15 do Governo líbio de União Nacional, lembra-se.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 07janeiro2021