Agência Panafricana de Notícias

ONU saúda trabalho de profissionais humanitários no mundo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O diretor das Operações do Escritório das Nações Unidas pela Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), John Ging, congratulou-se com os trabalhadores humanitários da sua instituição para o seu "trabalho heróico" em situações às vezes perigosas e face ao sofrimento humano.

Os seus parabéns também são extensivos aos filantrópicos das Organizações Não governementais (ONG) no mundo inteiro.

Ging declarou, num comunicado publicado em Nova Iorque terça-feira última, que os trabalhadores humanitários das Nações Unidas e das ONG têm trabalhado, apesar das condições muito difíceis.

Anunciou que 85 trabalhadores humanitários foram mortos em todo o mundo no cumprimento do seu dever em 2014, em países como o Afeganistão, a Síria e o Sudão do Sul.

"É obviamente muito frustrante para os trabalhadores humanitários estarem na linha de frente, com parcos financiamentos, face a atos desumanos e aos sofrimentos, incapazes de dar ajuda de que as populações precisam urgentemente. Mas eles continuam a fazer o seu trabalho heróico. Não há alternativas. Temos que continuar, não podemos abandonar", declarou.

O responsável da ONU acrescentou que, no final do ano de 2014, mais de 75 milhões de pessoas no mundo precisam duma assistência humanitária.

-0- PANA AA/SEG/FJG/DIM/DD 31dez2014