ONU saúda reunião de de ministros das finanças de dois governos paralelos na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) saudou um reunião realizada, terça-feira, entre o ministro das Finanças do Governo de União Nacional, Faraj Boumatari, e o seu homólogo do Governo paralelo sedeado no leste, Mouraja Ghaith, em Brega (leste), para consolidar e desenvolver um orçamento nacional unificado para 2021.
"Esta cooperação inter-líbia é encorajadora e é um passo indispensável que deve ser acompanhado por esforços reais na via política para se formar um governo unificado e competente para implementar eficazmente o orçamento unificado", indicou a MANUL numcomunicado publicado terça-feira à noite.
Para a missão onusiana, a unificação e racionalização do orçamento nacional são essenciaias para estabelecerem um cimpromisso económico mais sustentável e equitativo que satisfaça necessidades dos Líbios médios de emmatéria de melhoria dos serviços e responda à necessidade urgente de reparar infraestruturas em deterioração no país, particularmente a rede elétrica.
O comunicado acrescentou que "é importante que a elaboração do orçamento seja feita de forma transparente, com o apoio técnico das instituições financeiras internacionais.
Uma reunião alargada ocorrida na cidade de Brega, terça-feira, para sobre assuntos económicos e financeiros, para promover a integração entre políticas macroeconómicas, terminou sublinhando a necessidade de se entender sobre um montante das despesas públicas e enfatizando o princípio de "despesas eficientes".
A reunião, em que participaram os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças do Governo de União Nacional, o vice-ministro das Finanças e Planeamento do Governo paralelo, e o vice-governador do Banco Central da Líbia em Beidha, salientou a necessidade de se chegar a um acordo para "preparar uma visão final do orçamento geral nos próximos dias antes de ser apresentado ao Governo de Unidão Nacional.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 13janeiro2021