Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, felicitou terça-feira o Presidente Cyril Ramaphosa e o seu Governo pela rapidez com que têm combatido a pandemia do novo coronavírus (covid19).
Enquanto a África do Sul soma atualmente 17.200 casos confirmados, o balanço mais elevado em África, prevalece um consenso mundial em relação ao facto de que as fortes medidas de confinamento instauradas, em abril, reduziram consideravelmente a propagação do vírus.
O Governo sul-africano teria aplicado "uma das abordagens mais estritas" para conter o vírus no Mundo com um confinamento nacional completo e o envio de dezenas de milhares de trabalhadores da saúde às comunidades, em todo o território nacional, para testar os pacientes potenciais e proibiu a venda de álcool para reduzir a pressão nos hospitais.
Em entrevista à Televisão nacional sul-africana, Guterres declarou estar consciente dos apelos crescentes das empresas, organizações e indivíduos frustrados para se abrir a economia, mas que “se deixarmos a doença propagar-se, nenhuma retoma económica será possível”, afirmou.
Rampahosa, que se dirigiu segunda-feira à Assembleia Mundial da Saúde, advertiu que a pandemia aumenta as desigualdades já consideráveis no interior e entre os diferentes países.
-0- PANA CU/AR/AKA/BEH/MAR/IZ 19maio2020