Agência Panafricana de Notícias

ONU saúda progressos no diálogo inter-líbio

Tripoli, Líbia (PANA) - O diálogo político patrocinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre as partes em conflito na Líbia fez progressos encorajadores e os protagonistas da crise estão determinados a tirar o país desta situação.

Estas declarações foram feitas terça-feira à noite no Kuawait pelo Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que garantiu que um novo ciclo de diálogo será organizado em Marrocos sobre a crise na Líbia.

Ki-moon falava durante uma conferência de imprensa conjunta no Kuwait com o primeiro vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros deste país asiático, Sabah Al-Khalid Al-Sabah, depois de encerrada a terceira conferência internacional dos doadores para a situação humanitária na Síria.

O SG da ONU exprimiu a esperança de que a próxima reunião também registe sucessos rapidamente, para alcançar uma solução política para a crise na Líbia.

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), que facilita estas negociações, propôs um roteiro de paz para a resolução da crise política e de segurança, que consiste nomeadamente à formação dum Governo de União Nacional e à manutenção do Parlamento instalado no leste como único órgão legislativo nacional.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 01abril2015