ONU saúda processo eleitoral "pacífico e harmonioso" em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) saudou a realização "pacífica e harmoniosa" das eleições legislativas, em Cabo Verde, no domingo, 18, e elogiou "todas as partes pela condução pacífica e harmoniosa das campanhas" no país.
Num comunicado enviado às redações, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, destacou a forma como decorreu todo o processo pré-eleitoral e o dia das votações que "demonstram a forte cultura democrática de Cabo Verde".
O Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder, venceu as eleições legislativas cabo-verdianas de domingo, as sétimas na história do país, com maioria absoluta no Parlamento e a reeleição do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
De acordo com os dados atualizados no site oficial (www.eleicoes.cv), quando faltam ainda apurar os resultados em 20 mesas de voto num total de 1.480 mesas (dois deputados por distribuir), o MpD conseguiu 37 deputados na Assembleia Nacional contra os 40 eleitos em 2016.
Por seu turno, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), maior partido da oposição, conquistou os mesmos 29 assentos que em 2016.
A União Cabo-verdiana, Independente e Democrática (UCID), que concorreu em 10 círculos eleitorais, obtém quatro mandatos entre os 72 eleitos, aumentando o seu score parlamentar que era de três.
A abstenção, ainda segundo os dados provisórios da CNE, aumentou face a 2016, situando-se agora nos 42,2 por cento.
Nesta contagem parcial de votos, faltam apenas distribuir dois deputados relativos ao círculo da Europa e Resto do Mundo.
Às legislativas deste domingo, 18 de abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no país e três na diáspora, concorreram seis partidos (PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP).
O PAICV, o MpD e a UCID concorreram em todos os círculos, o PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), o PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e o PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de março de 2016, tendo o MpD vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.
-0- PANA CS/IZ 21abril2021