ONU saúda libertação de combatentes de Haftar na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) congratulou-se com a libertação de mais de uma centena de prisioneiros das ex-forças rebeldes de Khalifa Haftar, na cidade de Zawiya, a 55 quilómetros a oeste de Tripoli, soube a PANA de fonte oficial.
A MANUL disse esperar que esta iniciativa constitua o início de uma reconciliação nacional global do país, abalado por uma década de conflito armado.
Numa publicação quarta-feira à noite, no seu website Internet, a MANUL saudou os esforços envidados pelo Governo líbio de Unidade Nacional, em matéria de reconciliação nacional, que começou no mesmo dia, com a libertação de 107 presos da cidade de Zawiya.
A missão saudou a participação dos membros do Fórum de Diálogo Político Líbio, da Direção da Segurança de Zawiya, de dignitários tribais e habitantes de Zawiya nesta iniciativa, reafirmando o seu compromisso em continuar a apoiar estes esforços a pedido do Governo de Unidade Nacional.
Acrescentou esperar que esta iniciativa marque o início de uma reconciliação nacional global e da restauração do tecido social líbio.
Apelou à libertação de todos os prisioneiros antes do início do mês abençoado do Ramadão.
No total, 120 combatentes das forças de Haftar, capturados durante a ofensiva militar por elas lançada, em abril de 2020, contra a capital líbia, foram libertados quarta-feira última, na cidade de Zawiya.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 1abril2021