ONU saúda levantamento do estado de força maior nos portos petrolíferos líbios
Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) saudou o anúncio feito pela Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC) do levantamento sexta-feira do estado de força maior, nos portos petrolíferos de al-Sidra e Ras Lanouf, no leste do país, após mais de nove meses de bloqueio.
"Esta decisão é o resultado de medidas de confiança adotadas e implementadas através da Comissão Militar Mista", disse no sábado a MANUL.
A Comissão militar mista 5+5, composta por delegados das partes em conflito, na Líbia, assinou sexta-feira, em Genebra, sob a égide das Nações Unidas, um acordo de cessar-fogo permanente em todo o território líbio, incluindo uma cláusula de incentivo à retomada da produção e exportação de petróleo, no país.
Para a MANUL, é "um acordo vantajoso para todos, para o povo líbio", mostrando o que pode ser alcançado, quando os Líbios se reúnem de boa fé para o bem do seu país".
A NOC, que anunciou o levantamento do estado de força maior nos portos petrolíferos de al-Sidra e Ras Lanouf, a partir de sexta-feira, espera uma produção de 800 mil barris por dia dentro de duas semanas, com o início da produção, a partir dos campos das duas empresas al-Waha e al-Harouj.
Segundo ela, espera-se que a produção atinja e exceda um milhão de barris dentro de quatro semanas.
Os campos e portos petrolíferos foram encerrados desde 18 de janeiro último por forças rebeldes lideradas pelo marechal Khalifa Haftar, resultando numa perda de 800 mil barris de petróleo por dia de produção que foi fixada em mais de 1,2 milhões de barris por dia, para além de um défice de cerca de 10 biliões de dólares.
-0- PANA BY/JSG /DIM/IZ 25out2020