Agência Panafricana de Notícias

ONU saúda demissão de presidente da Comissão Eleitoral na Guiné Conakry

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O representante especial do Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a África Ocidental, Said Djinnit, congratulou-se com a demissão do presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) da Guiné Conakry, Louceny Camara, indica um comunicado transmitido à PANA sábado último em Nova Iorque.

Djinnit considera com efeito que « este anúncio é crucial para a resolução da crise política que atravessa o país ».

Trata-se, segundo ele, duma etapa importante para abrir a via a novas eleições legislativas.

O representante de Ban Ki-moon (SG da ONU) encoraja « todas as partes a aproveitarem esta dinânica para empreender discussões construtivas sobre a recomposição da Comissão Eleitoral Nacional Independente ».

Em novembro de 2010, a eleição de Alpha Condé à magistratura suprema foi a etapa final dos esforços do Governo interino para implantar a democracia no país.

Segundo a imprensa, esta demissão de Camara segue-se às acusações da classe política guineense segundo a qual, este se último se servia da sua posição para adiar as eleições.

A Guiné Conakry atravessa uma crise política desde que o capitão Moussa Dadis Camara tomou o poder à favor dum golpe de Estado em 2008, após a morte do então Presidente da República, Lansana Conté.

-0- PANA AA/VAO/FJG/JSG/MAR/DD 10set2012