ONU saúda coordenação e cooperação para ajuda humanitária em Cordofão-Sul
Cartum, Sudão (PANA) - As Nações unidas felicitam o Governo do Sudão, os movimentos rebeldes e o Governo do Sudão do Sul pela sua cooperação e coordenação, que facilitaram pela primeira vez, há oito anos, as operações de ajuda humanitária a favor de civis em Cordofão-Sul (sul sudanês), segundo um comunicado de imprensa.
Os parabéns das Nações Unidas foram expressos segunda-feira última pela sua coordenadora humanitária no Sudão, Gwi-Yeop Son.
Son realçou na ocasião a cooperação extraordinária de que as partes deram prova para facilitarem a visita de David Beasley, diretor executivo do Programa Alimentar Mundial (PAM), à localidade de Kauda, situada nas montanhas de Nuba, no sul do Cordofão.
"Esta é a primeira missão humanitária das Nações Unidas na região, há mais de oito anos", regozijou-se.
Exortou igualmente a todas as partes a continuarem a trabalhar num espírito de cooperação para proporcionarem um acesso livre e sem restrições às zonas afetadas, nomeadamente Cordofão do Sul e Nilo Azul.
A coordenadora humanitário das Nações Unidas no Sudão aconselhou igualmente ao Governo sudanês e a outras partes a facilitarem o acesso atempado, incondicional e sem entraves no Sudão, incluindo zonas de conflitos onde estejam presentes civis.
Son também expressou a sua gratidão aos doadores de fundos que "contribuíram com 561,5 miihões de dólares americanos, em relação ao plano de resposta humanitária estimada em mil milhões e 100 milhões de dólares americanos".
As Nações Unidas e outros parceiros humanitários, de acordo com o comunicado, ofereceram igualmente alguma forma de assistência a quatro milhões e 300 mil pessoas no Sudão.
-0- PANA MO/AR/BAI/DIM/DD 27out2019.