Agência Panafricana de Notícias

ONU saúda cooperação com Togo

Lomé Togo (PANA) – A alta comissária adjunta das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Flavia Pansieri, em fim de missão no Togo, declarou quinta-feira em Lomé que a sua instituição constatou “progressos” no domínio dos direitos humanos e saudou a “boa cooperação” com o Governo togolês.

« Eu termino a minha visita com a convicção de que este país é um exemplo de cooperação frutuosa entre um Governo e o Alto Comissariado para os Direitos Humanos », declarou.

Pansieri afirmou que a sua instituição continuará a acompanhar o Togo na promoção e na proteção dos direitos humanos através da sua representação no país ou sob forma duma perícia técnica disponível em Genebra, na Suíça.

« Tudo não é cor-de-rosa, se tudo fosse cor-de-rosa não estaria aqui. Há desafios a enfrentar e o ACDH vai trabalhar para a melhoria eficente da situação dos direitos humanos no Togo”, disse Pansieri, instando o Governo togolês a instaurar um mecanismo de prevenção da tortura.

Ela apelou às autoridades togolesas para tratar da problemática das condições de detenção no país e da questão da sobrelotação prisional.

Pansieri, que se encontra no Togo desde 17 fevereiro último, reuniu-se com membros do Governo, da magistratura, da Assembleia Nacional, da Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), representantes da sociedade civil e com as diferentes agências das Nações Unidas.

-0- PANA FAA/AAS/SOC/FK/TON 21fev2014