Agência Panafricana de Notícias

ONU saúda adoção da Lei Eleitoral revista na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO), Martin Kobler, saudou a adoção, domingo, da Lei Eleitoral revista pelo Parlamento, indica um comunicado da MONUSCO, transmitido quarta-feira à PANA.

"Felicito o Parlamento que alcançou um acordo sobre a revisão da Lei Eleitoral e demonstrou a determinação comum dos atores políticos em preservar a paz social na RD Congo", indicou Kobler.

Para Kobler, a sagacidade com a qual os parlamentares encontraram uma solução, conciliando as diferentes posições, respeitando a Constituição, nomeadamente os prazos eleitorais, é notável e benéfica e esta atmósfera construtiva é favorável ao regresso da paz social.

"Nesta base, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) pode continuar a preparar as eleições, nomeadamente divulgando o calendário eleitoral global. Congratulo-me igualmente com a melhor representação das mulheres garantida por esta lei", concluiu Kobler.

Manifestações decorreram de 19 a 20 de janeiro corrente por iniciativa da oposição, em Kinshasa, e nalgumas cidades das províncias da RD Congo, para protestar contra a adoção da primeira versão desta lei pelo Parlamento, suspeitando uma manobra do poder com vista a prolongar o mandato presidencial de Joseph Kabila do qual o segundo termina em 2016.

Os confrontos entre os elementos da Polícia e os manifestantes fizeram 11 mortos em Kinshasa, segundo o balanço do Governo e 42 mortos segundo a Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH), bem como danos materiais significativos.

-0- PANA KON/BEH/IBA/MAR/IZ 29jan2015