Tripoli, Líbia (PANA)- A Missão das Nações Unidas de Apoio à Líbia (MANUL) saudou quarta-feira a "adesão plena" das delegações do Governo e da rebelião líbios à terceira ronda de conversações da Comissão Militar Mista (CMM, 5 + 5).
Num comunicado a que a PANA teve acesso, a MANUL alude a uma reunião que manteve, a 3 de junho corrente, com uma delegação da rebelião e uma outra, a 9 do mesmo mês com o Governo.
"As duas reuniões, que decorreram virtualmente, foram produtivas e permitiram à MANUL debater com as delegações sobre os últimos desenvolvimentos no terreno e receber os seus comentários sobre o projeto de acordo de cessar-fogo, tal como apresentado pela Missão às partes, a 23 de fevereiro último", acrescenta o comunicado.
Embora saudando "a seriedade e o empenho de ambas as partes no diálogo com a Comissão", a MANUL apela para que ponham termo à escalada militar, a fim de evitar mais vítimas civis e novas vagas de deslocados.
A Missão manifesta-se "particularmente preocupada com as notícias de escalada e mobilização dentro e nos arredores da cidade de Sirtes".
Observa que, entre 5 e 8 de junho corrente, pôde verificar que pelo menos 19 civis foram mortos, incluindo três mulheres e cinco crianças, e pelo menos 12 civis ficaram feridos em três locais fora de Sirtes, provocados por ataques aéreos e foguetes Grad.
-0-PANA BB/DIM/IZ 11junho2020