ONU saúda acordos concluídos entre delegados líbios em Marrocos
Tripoli, Líbia (PANA) – A Organização das Nações Unidas saúda acordos concluídos quarta-feira última entre delegados do Alto Conselho de Estado líbio e do Parlamento (paralelo) em Bouznika, em Marrocos, sobre os critérios de seleção dos titulares de cargos de soberania na Líbia, anunciou o porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Stephane Dujarric.
"Apreciamos todos os esforços conducentes à união dos Líbios na abordagem de questões litigiosas, incluindo as negociações ocorridas em Marrocos, na Suíça e no Egito", regozijou-se Dujarric, durante uma conferência de imprensa, quarta-feira última à noite em Nova Iorque (Estados Unidos).
"Saudamos os acordos alcançados em Bouznika, em Marrocos, e acreditamos que todos estes esforços abrirão a via ao Fórum do Diálogo Político líbio, facilitado pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia, que pensamos em realizar nas próximas semanas", acrescentou.
Terça-feira lútima, as duas partes no diálogo líbio chegaram a acordos sobre a implementação do Artigo 15 do Acordo Político de Skhirat, assinado a 17 de dezembro de 2015.
Este artigo estipula que "a Câmara dos Representantes (Parlamento paralelo) deve consultar o Alto Conselho de Estado líbio para chegar a um consenso sobre titulares dos cargos de soberania, nomeadamente o governador do Banco Central da Líbia, o presidente do Gabinete de Auditoria, o presidente da Autoridade Administrativa de Controlo, o presidente da Autoridade Anti-Corrupção, o presidente e os membros da Alta Comissão Eleitoral, o presidente do Supremo Tribunal e o Procurador-Geral da República".
As duas delegações concordaram, de acordo com uma declaração final, em prosseguir o diálogo em Bouznika sobre a coordenação institucional para concluírem o período de transição no país, referiu-se.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/DD 09outubro2020