Agência Panafricana de Notícias

ONU satisfeita com processo eleitoral ivoiriense

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O representante especial do Secretário-Geral da ONU para a Côte d'Ivoire, Choi Young Jin, declarou terça-feira em Abidjan que as perspectivas eram boas para a produção duma lista eleitoral definitiva para as eleições presidenciais na Côte d'Ivoire.
"Pode haver desafios de natureza técnica ou atrasos no calendário, mas em geral, com os numerosos elementos positivos registados, chegaremos lá", declarou Young Ji no termo duma sessão de trabalho com o gabinete político do Partido Democrático da Côte d'Ivoire (PDCI), liderado pelo seu secretário-geral, Alphonse Djédjé Mady.
Young Jin estimou que 95 por cento do trabalho já foi executado, sublinhando que permaneciam ainda desafios a enfrentar.
Relativamente à segurança das listas afixadas nas 10 mil e 180 assembleias de voto, afirmou que tudo estava a ser feito para as salvaguardar.
Adiantou que a Missão da ONU na Côte d'Ivoire (ONUCI) estava pronta para salvaguardar o processo e o resultado das eleições e assistir o país, nomeadamente no domínio da logística.
Por seu turno, o secretário-geral do PDCI, Alphonse Djédjé Mady, indicou que a próxima data das eleições presidenciais deverá ser respeitada por todos os actores políticos.
"Deve-se trabalhar, deve-se fazer com que a próxima data seja boa", declarou.