Agência Panafricana de Notícias

ONU satisfeita com contribuição do Burkina Faso na luta contra insegurança no Mali

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O representante especial e chefe da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA), Mahamat Saleh Annadif, testemunou a satisfação da sua instituição ao Burkina Faso, nos seus esforços de luta contra a instabilidade no Mali.

« O Burkina Faso representa um parceiro de longa data das Nações Unidas, particularmente em matéria de manutenção da paz”, declarou Annadif, no termo duma audiência com o Presidente burkinabe, Roch Marc Crristian Kaboré, numa altura em que o país procura retirar as suas tropas do estrangeiro para as posicionar nas suas fronteiras norte.

O diplomata onusino defendeu que o Burkina Faso está presente em várias zonas de operações em África, mas igualmente noutras partes. “Ele representa um dos maiores contribuintes de tropas a nível da MINUSMA e a nossa chegada aqui marca, em primeiro lugar, a nossa gratidão por esta solidariedade”, afirmou.

O Burkina Faso é o 11º país contribuinte de tropas no mundo no quadro das missões onusinas, das quais mais de mil 740 homens no Mali.

Partilhando uma longa fronteira com o Mali, o país está confrontado, desde 15 de janeiro último, data em que um ataque terrorista fez 30 mortos na capital, Ouagadougou, com várias agressões perpetradas por indivíduos desconhecidos.

Desde então, o país iniciou discussões com a ONU para retirar uma parte do seu contingente desdobrado no estrangeiro com vista a garantir cada vez maior segurança ao norte do país.

-0- PANA NDT/BEH/FK/IZ 6nov2016