ONU reprograma apoio a Cabo Verde devido a medidas emergenciais da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - A ONU reprogramou mais de metade dos 15 milhões de dólares americanos do programa anual de cooperação com Cabo Verde para apoiar as medidas emergenciais adotadas pelo Governo cabo-verdiano por causa da pandemia da covid-19, apurou a PANA de fonte onusina.
A informação foi prestada pela coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas (SNU), em Cabo Verde, Ana Patrícia Graça.
A diplomata de nacionalidade portuguesa falava à imprensa terça-feira, na cidade da Praia, depois de uma audiência com o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.
Ela recordou que esse montante (15 milhões de dólares), destinado ao financiamento do Plano de Trabalho Conjunto, aprovado no início do ano entre a ONU e Cabo Verde, já foi totalmente mobilizado.
Explicou que metade do financiamento do plano, que tem como prioridades as áreas sociais, são fundos próprios da ONU e a parte restante resulta de outros compromissos já assinados com os parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde.
Segundo a coordenadora do SNU, o valor mobilizado tem vindo a ser implementado no quadro desse plano de trabalho, mas algumas atividades foram reprogramadas, para tentar apoiar as medidas de emergência do Governo.
“Aquilo que foi reprogramando para uma resposta mais rápida foram cerca de oito milhões de dólares, mas todo o quadro e todo o trabalho que as Nações Unidas fazem com o Governo têm impacto e contribuem para as atividades de valor social, económico, de saúde, emprego, educação”, enumerou.
A coordenadora disse que a ONU tem estado a participar em várias ações no país relativamente à covid-19, lideradas pelo Governo, não só de apoio à prevenção, mas também de resposta à pandemia.
“Continuaremos a trabalhar, não só neste ano, mas nos anos vindouros, para apoiar a minorar o impacto sanitário, económico e social desta crise que é muito grande”, garantiu Ana Patrícia Graça, destacando a “parceria muito estreita” com o Governo e com outros parceiros em Cabo Verde.
Ana Patrícia Graça foi convidar o chefe de Estado cabo-verdiano para participar nas atividades a realizar no país alusivas ao 75.º aniversário da ONU, em 24 de outubro, que este ano vai ser dedicado aos jovens e a sua visão para o desenvolvimento sustentável.
-0- PANA CS/IZ 07out2020