ONU reitera seu apelo para fim de violência no Mali
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defende de novo o fim da violência e de massacres no Mali, de acordo com um comunicado publicado quarta-feira em Nova Iorque.
O seu apelo segue-se ao ataque perpetrado segunda-feira última contra as aldeias de Yoro e de Gangafani, na província de Mopti, no centro do Mali, perto da fronteira com o Burkina Faso, lê-se na nota.
As primeiras informações indicam que pelo menos 38 pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas, mas as forças de defesa e segurança malianas foram desdobradas no local para garantirem a segurança na zona e realizarem inquéritos sobre estes ataques.
"Como o Secretário-Geral o repetiu várias vezes, o ciclo de violência no centro do Mali deve cessar”, declarou o seu porta-voz, Stephan Dujarric, quarta-feira última à imprensa, na sede da ONU, em Nova Iorque.
"Os autores destes atos de violência devem ser julgados e os esforços envidados para se promover a reconciliação entre as comunidades devem ser acelerados”, sublinhou.
No mesmo contexto, o Secretário-Geral adjunto para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, está no Mali em companhia de Pedro Serrano, Secretário-Geral adjunto da União Europeia para a Política de Segurança e Defesa Comum.
Segundo um comunicado, os dois homens permanecerão no Mali até 21 de junho corrente para trocas de opiniões com autoridades malianas sobre os meios de reforçar o apoio da ONU e da União Europeia (UE), e acelerar a aplicação do Acordo de Paz de 2015 e o restabelecimento da autoridade do Estado no norte e no centro do Mali.
A delegação reunir-se-á com autoridades governamentais ao mais alto nível, grupos armados signatários, representantes dos partidos políticos, a sociedade civil, grupos de mulheres e parceiros externos, para se encontra uma solução para a insegurança no centro do Mali.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 20junho2019