Agência Panafricana de Notícias

ONU reitera compromisso com estabilidade na Nigéria e na região do Lago Tchad

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na África Ocidental, Said Djinnit, reiterou sexta-feira o engajamento da organização mundial em ajudar a estabilizar a Nigéria e a região da bacia do lago Tchad depois das atividades dos insurgentes islâmicos da Boko Haram.

Djinnit fez a declaração durante uma reunião ministerial sobre a segurança na Nigéria convocada quinta-feira por William Hague, secretário de Estado britânico dos Negócios Estrangeiros e Commonwealth.

Num breve comunicado chegado à PANA, em Nova Iorque, ele declarou que a Nigéria desempenhou "um papel essencial" na promoção da paz e da segurança regionais e as Nações Unidas estão engajadas para a estabilidade e a consolidação dos seus êxitos democráticaos".

Ele acolheu favoravelmente o apoio dado pelos países parceiros, nomeadamente no reforço da resposta regional contra as atividades da Boko Haram em toda a zona do lago Tchad, que compreende igualmente o Tchad, a República Centroafricana, a Nigéria, o Sudão, a Argélia e a Líbia.

-0- PANA AA/MA/MTA/TBM/SOC/MAR/IZ 13junho2014