ONU reitera apoio à eleições na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – A conselheira especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Stephanie Williams, reafirmou o apoio da ONU às eleições, neste país da África do Norte, como única forma de concretizar a alternância pacífica de poder e as aspirações dos Líbios a um Estado democrático, seguro e estável.
Williams falava segunda-feira durante uma reunião, em Tripoli, com o presidente da Alta Comissão Eleitoral Nacional, Imad al-Sayeh, na presença de Abdelhakim al-Chaab, um dos membros da Comissão, precisa uma nota do órgão eleitoral.
A Comissão Eleitoral explica que o encontro passou em revista a evolução do processo eleitoral e da cena política líbia e as suas repercussões nas próximas eleições presidenciais e parlamentares.
Chegada domingo a Tripoli, onde deve iniciar a sua missão de mediação com as partes líbias, regionais e internacionais para a realização do processo político líbio com a organização das eleições presidenciais e legislativas, a conselheira especial do Secretário-Geral da ONU discutiu com várias autoridades líbias sobre o desenvolvimento político prevalecente no país.
Entre outras entidades, ela reuniu-se também com o presidente do Conselho Presidencial, Mohamed al-Manfi; com o primeiro-ministro em exercício, Ramadan Abou Jennah; com o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros e o com o presidente em exercício do Parlamento.
A tensão que paira no processo eleitoral na Líbia desde o seu lançamento, no início de novembro, tem acentuado as divergências entre as partes líbias, comprometendo a organização das eleições presidenciais marcadas para 24 de dezembro e legislativas dois meses depois.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 14dez2021