Juba, Sudão do Sul (PANA) – As Nações Unidas e parceiros decidiram reforçar a sua intervenção no Sudão do Sul, onde mais de 900 mil pessoas foram afetadas por fortes chuvas e inundações, desde julho último.
Segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), sete mil toneladas de víveres foram distribuídas a mais de 700 mil pessoas, na semana passada, bem como kits de emergência entregues a nove mil famílias, enquanto 12 mil outras se preparam para receber.
Um comunicado das Nações Unidas indica que os trabalhadores humanitários utilizam aviões e cursos de água para aceder às localidades mais isoladas e reparam estradas, com o apoio das comunidades locais.
Embora a coordenadora dos socorros de emergência das Nações Unidas, Mark Lowcock, tenha concedido, no mês passado, 15 milhões de dólares americano do Fundo Central de Intervenção de Emergência, 10 milhões de dólares suplementares foram concedidos ao Fundo Humanitário para o Sudão do Sul.
Mas a crise humanitária no país continua severa, com sete milhões e 500 mil pessoas a necessitarem de ajuda devido ao conflito, às vulnerabilidades crónicas e à ausência de serviços essenciais.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/IZ 06dez2019