ONU reafirma apoio do Conselho de Segurança às conclusões do diálogo líbio
Trípoli, Líbia (PANA) - O enviado especial das Nações Unidas e chefe da Missão de Apoio da ONU na Líbia (MANUL), Jan Kubis, reafirmou ao novo presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed al-Manfi, o apoio do Conselho de Segurança aos resultados do Diálogo Político Líbio (FDPL) para chegar à estabilidade no país.
Kubis falava durante uma conversa telefónica, domingo à noite, com al-Manif, de acordo o Escritório da Imprensa do presidente do Conselho Presidencial.
A mesma fonte precisou que os dois responsáveis discutiram igualmente sobre a necessidade de continuar a apoiar os resultados do diálogo político líbio.
A MANUL indicou, do seu lado, que Kubis e al-Manfi “discutiram sobre os meios de proceder a arranjos para a realização de uma sessão parlamentar a fim de atribuir a confiança ao novo Governo.
A Missão onusina acrescentou, num comunicado publicado no seu site Internet, que Kubis reafirmou ao seu interlocutor "a confirmação do apoio do Conselho de Segurança aos resultados do Fórum de Diálogo Político Líbio”.
O Conselho de Segurança publicou, a 09 de fevereiro corrente, uma declaração em que se congratula com o acordo concluído pelo Fórum de Diálogo Político Líbio relativo a uma nova Autoridade Executiva Interina Unificada, para onduzir o país às eleições.
O Conselho de Segurança apelou à nova Autoridade Executiva Interina na Líbia “para acelerar o acordo visando formar um novo Governo inclusivo, iniciar os preparativos necessários antes das eleições presidenciais e legislativas de 24 de dezembro próximo, melhorar os serviços e lançar um processo global de reconciliação nacional”.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 22fev2021