ONU reafirma apoio ao processo democrático na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O enviado especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Líbia, Ján Kubiš, reafirmou o engajamento do seu organismo para concluir as etapas do processo democrático, no país, com o apoio da Alta Comissão Eleitoral Nacional (ACEN).
Num encontro com o presidente do Conselho de Direção da ACN, Imad Al-Sayeh, segunda-feira, em Tripoli, Kubiš analisou com o seu interlocutor as formas de prestar apoio internacional à Comissão, de acordo com um comunicado oficial.
Exprimiu a sua gratidão pelos esforços internacionais e nacionais que ajudaram a alcançar a unidade, a soberania e a estabilidade da Líbia, valorizando a visão dos partidos políticos em relação ao processo eleitoral.
O responsável onusino sublinhou a importância do papel confiado à Comissão na próxima fase e as obrigações daí decorrentes.
Por sua vez, Al-Sayeh passou em revista os preparativos técnicos e logísticos da Comissão, o seu nível de preparação em relação à infraestrutura para a implementação das eleições e o impulso dos conhecimentos técnicos e administrativos, depois de um longo histórico das agendas nacionais.
O enviado especial da ONU exortou, numa anterior sessão virtual do Fórum de Diálogo Político da Líbia, para uma "reflexão sobre meios alternativos" para chegar a um acordo sobre uma base constitucional clara e um quadro legal para as eleições, até 1 de julho próximo.
Segundo ele, o objetivo é assegurar que os preparativos necessários sejam feitos e que as eleições ocorram, como previsto, no dia 24 de dezembro deste ano.
-0- PANA BY/IS/MAR/IZ 29março2021