Agência Panafricana de Notícias

ONU publica relatório sobre casos de violação de direitos humanos no Sudão do Sul

Cartum, Sudão (PANA) – Um alto funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU), Ivan Simonovic, anunciou que um relatório sobre as violações dos direitos humanos no Sudão do Sul será publicado nas próximas semanas.

Falando Na rádio Miraya, Simonovic disse que cenas de violência ocorrem na cidade de Bentieu, a capital do Estado de Unity, "cidade fantasma, com cadáveres em decomposição nas ruas", prometendo todavia que os responsáveis por estas atrocidades serão processados.

"Anuncio que, dentro de algumas semanas, haverá um relatório completo sobre as violações dos direitos humanos que aconteceram depois de 15 de dezembron último", disse o alto funcionário onusino.

Durante uma visita a esta cidade quarta-feira última, Simonovic ressaltou o sofrimento das pessoas afetadas pelo conflito que durou um mês, reafirmando, ao mesmo tempo, que havia de facto violações dos direitos humanos.

"Sempre que um grupo toma o controlo de Bentieu incorre nas violações dos direitos humanos, incluindo assassinatos de civis", lamentou.

"Ao percorrermos as ruas, vimos cerca de 15 a 20 corpos em decomposição ao longo das arteiras, alguns dentre eles são evidentemente corpos de civis amarrados antes de serem assassinados", indicou o alto funcionário da ONU.

A ONU conta atualmente 90 investigadores dos direitos humanos no Sudão do Sul, incumbidos de verificar casos assinalados de violações dos direitos humanos desde o início do conflito.

"As forças governamentais e anti-governamentais têm a pesada responsabilidade, em virtude do direito internacional, de proteger os civis e os seus direitos", advertiu Simonovic.

Consequentemente, apelou às duas partes implicadas no conflito para encontrarem uma solução pacífica.

-0- PANA MO/VAO/AKA/TBM/SOC/CJB/DD 17jan2014