Tripoli, Líbia (PANA) - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou, por unanimidade, uma resolução que prorroga por mais um ano a autorização para os Estados europeus intercetarem embarcações de contrabando de migrantes ao largo das costas da Líbia.
Proposta pela Alemanha, a decisão do Conselho de Segurança prevê a prorrogação da autorização por 12 meses, com início na sexta-feira.
A resolução condena todo o contrabando e tráfico de migrantes e seres humanos ao largo das costas líbias, considerando que "minam mais ainda o processo de estabilização naquele país e põem em perigo a vida de milhares de pessoas".
A decisão do Conselho salientou "a necessidade de pôr termo à contínua escalada do contrabando de migrantes, do tráfico de seres humanos e ao perigar das costas líbias".
Em 9 de outubro de 2015, o Conselho de Segurança adotou a Resolução 2240, que concede aos países da União Europeia o direito de intercetar e revistar embarcações marítimas suspeitas de estarem ligadas a contrabandistas de seres humanos e transportando migrantes, a partir da Líbia.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 03out2020