Agência Panafricana de Notícias

ONU propõe retirada de 2 mil capacetes azuis da RDCongo

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, propôs segunda-feira a retirada de dois mil dos 20 mil capacetes azuis desdobrados na República Democrática do Congo (RDC) até ao final do próximo mês de Junho.
Num relatório divulgado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Ki-moon sublinhou que a RDC fez progressos relevantes se tiver em conta os formidáveis desafios que ultrapassou nestes últimos 15 anos.
O SG da ONU recomendou que a missão onusina de paz fosse prorrogada para um ano a partir da sua data de expiração prevista para 31 de Maio próximo.
O diplomata sul-coreano pediu ao Conselho de Segurança (CS) da ONU para autorizar imediatamente a retirada dos dois mil capacetes azuis até 30 de Junho das províncias mais estáveis, nomeadamente as do oeste e centro, enquanto o Governo congolês propõe a data de 30 de Agosto de 2011 para a retirada defintiva da missão onusina.
"Respeito totalmente a visão do Governo relativa ao pleno exercício da sua soberania e à necessidade de dar poderes às instituições nacionais e reforçar as suas capacidades de assumir a responsabilidade pelas tarefas que a MONUC (Missão da ONU no Congo) cumpre actualmente", escreveu Ban Ki-moon no relatório.
Desdobrada há 10 anos, a MONUC tem como missão proteger os civis e manter a paz neste país.