Agência Panafricana de Notícias

ONU pronta para apoiar eleições justas e transparentes no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Bureau das Nações Unidas no Burundi (BNUB) ofereceu-se para colaborar estreitamente para eleições apaziguadas e transparentes em 2015, na sequência da aprovação pelo Parlamento burundês da composição duma nova Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Num comunicado de imprensa transmitido sexta-feira à PANA, o BNUB exorta a CENI a «trabalhar em concertação com todos os atores políticos para preparar as eleições de 2015 que constituem uma etapa crucial do processo de institucionalização e reforço da democracia no Burundi ».

O BNUB encoraja a CENI a «trabalhar com a preocupação permanente de diálogo e busca de consenso, em conformidade com os acordos de Arusha », que foram assinados nesta cidade do norte da Tanzânia em agosto de 2000 sobre a paz e a reconciliação no Burundi após vários anos de guerra civil.

A representação das Nações Unidas no Burundi diz-se convencida da responsabilidade «primordial » da CENI para a organização e a gestão das eleições, bem como o impacto da sua ação na consolidação da democracia e da paz no Burundi.

Uma parte da oposição contestou a recondução do presidente cessante da CENI, Pierre Claver Ndayicariye, alegando que ele "foi incapaz de impedir fraudes massivas" nas últimas eleições gerais de 2010.

-0- PANA FB/TBM/FK/TON 08dez2012